domingo, 27 de abril de 2014

Consumismo

     Vivemos em um mundo materialista, onde as famílias se preocupam muito mais em ter, do que ser, onde princípios e valores como: a ética, honestidade, caráter, estão sendo deixados de lado, sendo ignorados e o que importa é  o que você possui. Os pais trabalham como loucos para adquirir bens para deixar para os filhos e não têm tempo para eles, estão deixando de lado o convívio com os filhos, deixando que eles passem mais tempo com uma máquina do que em sua companhia, o diálogo, os valores verdadeiros, estão trocados por horas em frente ao computador, ao vídeo game.
   As redes de TV com propagandas apelativas e acabamos perdendo a essência, nos portamos como pessoas fúteis nos preocupando com coisas pequenas, sem importância, mas o que realmente importa, que deveria ser passado para os filhos, está ficando para trás. Cada vez mais as crianças estão querendo coisas, os pais deixam de ensinar, de preparar os filhos para a vida e querem compensar a sua ausência dando brinquedos caros e as crianças acabam achando que só são amadas se ganham aquilo que pedem. Os nossos sentimentos de posse não se resumem mais unicamente a bens materiais,  mas também afeta nossos relacionamentos. 
     O ter tomou uma proporção tão grande em nossa vida, que achamos que possuímos pessoas. Tratamos pessoas como se fossem propriedade nossa, como se estas pessoas nos pertencessem, e até tentamos dominá-las. Podemos mudar isso, a começar pelos filhos, fazendo-os entender que tudo tem um preço e que existem pessoas por aí sem o mínimo para sobreviver. Se compramos um celular de última geração para nossos filhos hoje, daqui a seis meses ele já estará ultrapassado, mas se ensinamos os valores como respeito às pessoas, princípios de honestidade, ética e principalmente o temor de Deus, com certeza isto sim, fará a diferença na vida deles não só daqui a seis meses, mas para a vida toda. Lá em Lucas cap. 12, vers. 16, cita uma parábola sobre uma homem muito rico que achava estar protegido e realizado e ele disse:
19 Então direi a mim mesmo: 'Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.' "
20 Mas Deus lhe disse: "Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?" 
22 Então Jesus disse aos seus discípulos: - É por isso que eu digo a vocês: não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Pois a vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que as roupas.

       As coisas materiais ficam e se acabam, mas a salvação é para sempre.