segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Filhos projetos,escolhas

 Pode ser que um dia nossos filhos nos decepcionem, normal, depositamos neles os nossos sonhos, nossos projetos, passamos para  eles princípios e esperamos que eles os sigam e se moldem de acordo com a nossa vontade. Mas, eles crescem e nos escapam e não podemos mais protegê-los. Tentamos conduzi-los, não porque achamos que sabemos tudo, mas é que temos um pouco a mais de vivência, de experiência própria e tentamos evitar que nossos filhos cometam os mesmos erros que nós cometemos. Mas, não se pode pular etapas, cada um tem a sua história. Sempre esperamos mais dos filhos, e quando algo dá errado logo nos perguntamos: Onde eu errei? O que eu deixei de fazer?
Acontece que não existe um manual para educar, até tentam, mas na prática mesmo é que descobrimos que não sabemos nada, que de repente eles estão seguros e tudo o que precisamos é de colo, colo de filho!
         Ah se pudéssemos prever! Se pudéssemos evitar que os filhos sofram! Não.  Não podemos, nem Deus interfere em nosso livre arbítrio porque ele nos quer livres, a não ser que peçamos a ele. Deus pode mudar a nossa história, pode nos moldar como o barro nas mãos do oleiro, só que para isto ele tem que quebrar o vaso e pode doer muito. Já que não podemos evitar que os filhos sofram, podemos entregá-los nas mãos de Deus e esperar, confiar e estar sempre prontos pra quando eles precisarem de nós.

"Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão!" Salmos 127:3